Muitas vezes, a abdominoplastia e lipoaspiração são confundidas quando se pensa em cirurgia no abdômen. Entretanto, estamos falando de dois procedimentos totalmente diferentes, cada um com sua importância e sua finalidade específica. Inclusive, grande parte das vezes são complementares. Se você não sabe qual o o tratamento adequado para seu caso específico, vou detalhar a seguir as características de cada um deles:
Qual é a diferença entre Abdominoplastia e Lipoaspiração?
A diferença primordial entre abdominoplastia e lipoaspiração consiste no fato de que a lipoaspiração é utilizada para remover gorduras localizadas em regiões específicas do corpo, enquanto a abdominoplastia tem como principal benefício, a remoção de pele flácida existente no abdômen, que surge, normalmente, após grandes emagrecimentos ou depois da gravidez.
A lipoaspiração é rotineiramente utilizada para remover depósitos de gordura que teimam em permanecerem alojados e que uma dieta e exercícios físicos por si só não foram capazes de remover. É fortemente indicada para pacientes com boa pele e bom tônusmuscular, mas que necessitam moldar seu contorno corporal. Se você se encontra nesse grupo, a lipoaspiração pode ser o procedimento indicado para o seu caso, sem a necessidade de se submeter a procedimentos adicionais.
Porém, há que se ressaltar que a lipoaspiração não pode resolver problemas relacionados a pele flácida, músculos abdominais afastados em decorrência da obesidade ou gravidez. Nesses casos, é indicada a abdominoplastia, pois é nela que o cirurgião plástico remove a pele flácida em excesso, e realiza a plicatura (costura) dos músculos abdominais, deixando a região do abdome com uma aparência lisa e tonificada.
Abdominoplastia e Lipoaspiração: Como são realizadas
Existem muitas diferenças na forma como os dois procedimentos são realizados. Para a lipoaspiração são realizadas pequenas incisões na pele para permitir a inserção de cânulas que promovem a sucção da gordura em excesso. Realizada pela técnica tradicional, antes de sugar a gordura, é realizada a inserção de uma solução líquida na região a ser lipoaspirada. Essa solução nada mais é que uma mistura de anestésicos locais e de soluções medicamentosas que ajudam a controlar a perda de sangue e a remover a gordura mais facilmente. Ajuda ainda a amortecer a área, durante e após o procedimento cirúrgico. Após a colocação da citada solução, é realizada a sucção das gorduras localizadas. Como a lipoaspiração envolve apenas algumas pequenas incisões, e é menos invasiva comparado a abdominoplastia, o tempo de recuperação é geralmente rápido (por volta de 7 dias, dependendo do paciente). Nos casos da vibrolipoaspiração, esse tempo de recuperação pode ser ainda menor!
Uma abdominoplastia, por outro lado, requer uma incisão mais prolongada na parte inferior do abdômen. O tamanho dessa incisão irá sempre depender do tipo de técnica que será utilizada no caso específico, o que sempre deve ser definido pelo seu cirurgião plástico e você, durante a consulta médica. Essa incisão é necessária para possibilitar as seu cirurgião a remoção da pele flácida, o reposicionamento da pele da paciente e musculatura abdominal. Assim, a recuperação na abdominoplastia, pela sua complexidade, quando comparada com a lipoaspiração exige um tempo maior de recuperação, com repouso por aproximadamente 10 dias, e retorno integral às atividades por volta de 60 dias.
É preciso ressaltar…nenhum dos dois procedimentos, abdominoplastia e lipoaspiração são “cirurgias para perda de peso”. O primeiro é destinado a remover pele flácida, enquanto o segundo retira depósitos de gordura localizada que não desaparecem, nem com dietas e/ou exercícios.
Muitas vezes, objetivando alcançar resultados ainda mais satisfatórios, ocorre a realização da abdominoplastia juntamente com a lipoaspiração, também conhecida por lipoabdominoplastia. Primeiro se realiza a lipoaspiração dos flancos (pneus) e do abdômen e logo após, na mesma cirurgia, se realiza a abdominoplastia, onde se remove a pele em excesso e se estica a pele do paciente, resultando em um abdome magro e sem flacidez.
Como visto, não há qualquer similaridade entre os procedimentos, apenas complementaridade, e a melhor opção – cirurgia do abdômen ou lipo – será definida durante a consulta com seu cirurgião plástico, tendo como parâmetros iniciais os aspectos acima destacados.