A lipoaspiração consiste na aspiração de gordura através de cânulas, remodelando áreas específicas do corpo, melhorando os contornos corporais e a proporção. Pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.
Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros, ela é combinada com outros procedimentos de cirurgia plástica, como abdominoplastia ou redução de mama, por exemplo. A Lipoaspiração pode ser classificada de acordo com a quantidade de gordura retirada e das partes do corpo que serão submetidas ao procedimento. Geralmente se retira, no máximo, 5% do peso do corporal.
Qual é o(a) candidato(a) ideal para Lipoaspiração?
O candidato ideal é aquela pessoa saudável, com seu peso ideal ou próximo dele, porém com gorduras localizadas que dificilmente são eliminadas com dieta ou prática de exercícios físicos. Ou seja, o candidato não deve considerar a lipoaspiração um tratamento para obesidade, tampouco para emagrecimento. Seu objetivo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso.
A Técnica Cirúrgica
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões. Primeiro, através dessas incisões, uma solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, uma cânula é inserida através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vai-e-vem. A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e áreas a serem aspiradas, contudo, em média, o procedimento pode durar entre 3 a 4 horas.
A Anestesia
As opções para anestesia incluem anestesia local, peridural ou geral, dependendo do número de regiões que serão submetidas à lipoaspiração, o que será definido pelo cirurgião, após análise dos fatores pessoais e os exames de cada paciente.
Tempo de Internação
Uma lipoaspiração grande exige o mínimo de 24 horas de internação. Entretanto, se a cirurgia for menor é possível ocorrer a liberação do paciente no mesmo dia da cirurgia.