Normalmente as pessoas que vão se submeter à lipoaspiração, se preocupam somente com o pós-operatório da cirurgia de lipoaspiração. Contudo, tão importante quanto o pós-operatório, os pacientes devem ter atenção aos cuidados antes do procedimento.
A seguir, esclareço alguns dos principais cuidados a serem tomados, antes e depois da Lipoaspiração.
Pré-operatório na Lipoaspiração
A realização de exames de sangue e cardiológico, além da radiografia de tórax são fundamentais antes da lipoaspiração. O cirurgião também pode solicitar um ultrassom da região a ser operada e doppler (exame que permite a visualização dos vasos sanguíneos) das pernas para verificar a eventual existência de trombos na corrente sanguínea. Realizar exames de laboratório, além de tomar determinados medicamentos ou ajustar a ingestão de medicamentos rotineiros (conforme orientação do seu cirurgião plástico) pode ser necessário.
Indica-se parar de fumar com pelo menos um mês de antecedência, bem como evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e outros medicamentos anticoagulantes, pois estes podem aumentar o sangramento. Além disso, o paciente deverá realizar jejum nas oito horas anteriores à cirurgia, além de outras orientações que serão verificadas caso a caso.
Pós-operatório
Depois de realizado o procedimento de Lipoaspiração, coloca-se malha de compressão ou bandagens elásticas nas áreas tratadas, pois estes materiais ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele da paciente. Ainda, um pequeno dreno pode ser colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido decorrentes do procedimento.