A anestesia na cirurgia plástica é umas das grandes preocupações das pessoas que pretendem se submeter a algum procedimento. Possivelmente essa insegurança seja decorrente do fato de que sua saúde e segurança vão estar nas mãos de terceiros. E esse é o motivo pelo qual o médico anestesista tem significativa importância durante uma cirurgia plástica.

Uma das atividades prévias do médico anestesista – juntamente com o cirurgião plástico – consiste em dissipar eventuais temores do paciente, explicando como será a anestesia e seus benefícios durante o procedimento. O objetivo do anestesista e da anestesia, é fazer com que o paciente passe pela cirurgia plástica com toda a segurança e tranquilidade, eliminando dor e desconforto durante o procedimento.

Cabe ao médico anestesista, que se ressalta – deve sempre ser um profissional especializado e membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – administrar os medicamentos anestésicos para que seja a cirurgia realizada de forma segura e confortável. Por isso ainda,  além da anestesia, caberá a ele a responsabilidade de monitorar e controlar a frequência e ritmo do coração, respiração e pressão do paciente, entre outros cuidados importantes durante o procedimento.

Tipos de anestesia na cirurgia plástica

Abaixo são relacionados os tipos de anestesia na cirurgia plástica:

1 – Anestesia Local

A anestesia local é utilizada para prevenir a dor em pequenos procedimentos realizados em áreas específicas do corpo. Pode ser utilizada em cirurgias na face, como por exemplo blefaroplastia superior e otoplastia. Pode ser combinada com outro tipo de anestesia.

2. Anestesia local com sedação

Na anestesia local com sedação ocorre a aplicação da anestesia na área do corpo que será operada. Em conjunto, é realizada uma injeção intravascular contendo medicação com efeito ansiolítico, o que possibilita maior conforto na fase intraoperatória. A técnica é indicada para cirurgias plásticas de média duração como mamoplastia de aumento, ginecomastia, implantes capilares, entre outros procedimentos.

3. Anestesia Peridural

A anestesia peridural é realizada com a aplicação do medicamento entre as vértebras da coluna, bloqueando a sensibilidade a partir de vários níveis do tórax ou abdômen. Normalmente é acompanhada de sedação o que evita maior estresse do paciente, uma vez que este permanece dormindo durante todo o procedimento. A técnica pode ser utilizada em cirurgias como mamoplastias, abdominoplastias,lipoaspiração, prótese de glúteo e até mesmo prótese de panturrilha.

4. Anestesia Raquidiana

A anestesia raquidiana ocorre no canal medular, que nada mais é que o conduto formado pelas vértebras da coluna, onde ficam a medula e as raízes (nervos da coluna). O medicamento anestésico acaba por anestesiar toda a região que se localiza abaixo do ponto onde a mesma foi aplicada. Por isso tem indicação para os casos de abdominoplastia, lipoaspirações, próteses de glúteo e próteses de panturrilha.

5. Anestesia Geral

A anestesia geral ocorre por meio do uso de medicações venosas ou inalatórias. Mantém-se o paciente inconsciente e imóvel durante todo o procedimento, havendo a necessidade de intubação e assistência ventilatória (mecânica). Normalmente essa anestesia é indicada para cirurgias de maiores e com maior tempo de duração tais como lifting de mamas, rinoplastia e grandes lipoaspirações.

A anestesia ideal para o procedimento que você pretende realizar depende de vários fatores que deverão ser discutidos com seu cirurgião plástico na primeira consulta médica e posteriormente com o médico anestesista.

Entre esses fatores há que se levar em consideração:

  • Seu histórico médico;
  • Quais medicamentos estão em uso;
  • A existência de tabagismo e consumo de álcool;
  • Se possui Alergias;
  • Possível experiência anterior com anestesia;
  • Eventuais reações adversas à anestesia;
  • Eventuais reações de membros da família à anestesia.

Como você pode observar são vários os tipos de anestesia, e o tempo de recuperação pode variar entre uma a seis horas, dependendo da anestesia utilizada. Ressalta-se que o grande segredo da recuperação da anestesia é o descanso e caberá ainda ao seu cirurgião plástico a tarefa de repassar uma relação de cuidados pós-operatórios que deverão ser rigorosamente seguidos para a melhor recuperação e resultados não só da anestesia, mas também da sua cirurgia plástica.

Quer agendar sua consulta com o Dr. Rubem Lang?

Acesse a página de agendamento online ou ligue para (51) 3378.9958. Será um prazer receber você.