No ano de 2015, a lipoaspiração foi o procedimento de cirurgia plástica mais realizado no Brasil, com mais de 182.000 procedimentos. As pessoas buscam a lipoaspiração pelo fato de fornecer resultados individualizados e específicos ao contorno corporal da paciente e que podem durar por muito tempo. Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, o procedimento é realizado em regime ambulatorial e requer apenas alguns dias de recuperação.

Contudo, há que se destacar que nem todos os procedimentos fornecerão os mesmos resultados satisfatórios. Um dos pontos chave para uma lipoaspiração segura e eficaz é um paciente informado e devidamente orientado. Por isso, saber o que perguntar ao seu cirurgião plástico na consulta inicial de lipoaspiração é muito importante. Abaixo, apresento cinco perguntas básicas que você pode fazer ao seu cirurgião que certamente irão resultar em uma conversa mais complexa e completa do que você pode esperar de seu procedimento de lipoaspiração.

Lipoaspiração: 5 questões para fazer ao seu cirurgião plástico

1 – Você é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?

Essa deve ser a primeira pergunta ao cirurgião plástico, que terá, com isso, a oportunidade de esclarecer sobre sua experiência, treinamento e especialização. Para sua segurança, escolha um cirurgião que tenha experiência em lipoaspiração. O fato do seu cirurgião ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica significa que ele passou por um treinamento extenso em sua especialidade e foi submetido a rigorosos exames de certificação, desenvolvendo não apenas os aspectos teóricos, mas práticos da especialidade com excelência.

2 – Onde você vai realizar o meu procedimento de lipoaspiração?

A Lipoaspiração pode ocorrer em Hospitais ou Clínicas, desde que se realize em um local adequadamente aparelhado e com profissionais qualificados. Porém, tal decisão deverá considerar vários fatores. Não é só o desejo da paciente deve ser considerado. Questões como o porte da cirurgia, a avaliação dos riscos envolvidos, o tempo de duração da lipoaspiração, as condições de saúde da paciente, o tipo de anestesia utilizada, a existência de suporte de emergência, precisam ser ponderados para proporcionar segurança e o conforto à paciente.

A lipoaspiração é normalmente um procedimento ambulatorial, o que significa que se você fizer a cirurgia pela manhã, estará em casa descansando na mesma tarde. Planejar como e quem levará você para casa após o procedimento de lipoaspiração é importante. Tenha em mente que sua liberação ocorrerá no mesmo dia e caso more em local distante ou outra cidade – deve considerar pernoitar em um local próximo ao de realização da cirurgia, como na casa de amigos ou em um hotel.

Particularmente, realizo todos os procedimentos cirúrgicos – inclusive lipoaspiração – em hospitais com toda a estrutura necessária para proporcionar conforto e toda segurança necessária para a paciente.

Quais os tipos de lipoaspiração você realiza?

Há que se destacar que existem diferentes técnicas de lipoaspiração. A técnica ideal a ser aplicada no caso concreto dependerá de vários fatores, incluindo a área a ser tratada, a extensão do procedimento, além das preferências e escolhas pessoais do seu cirurgião plástico.

Pergunte ao seu cirurgião que tipo de lipoaspiração ele / ela executa rotineiramente – um médico qualificado terá experiência em uma variedade de técnicas. Em seguida, não esqueça de questionar qual o tipo de lipoaspiração que seu cirurgião recomenda para seu caso particular, incluindo a anestesia que será utilizada e a progressão da recuperação esperada.

Em minha prática atual, na maioria dos casos venho utilizando a técnica da vibrolipoaspiração cuja diferença da lipoaspiração tradicional está na cânula utilizada. Na vibrolipo, a cânula vibra para remover as células de gordura, proporcionando movimentos mais suaves e mais controlados em comparação com os movimentos mais vigorosos necessários durante a lipoaspiração manual, possibilitando resultados por vezes mais precisos e melhor recuperação.

Os resultados da minha lipoaspiração serão permanentes?

Uma das melhores partes da lipoaspiração consiste no fato de que as células de gordura que são removidas não retornam. Porém, o tecido adiposo circundante ainda pode expandir com ganho de peso futuro. Como seu corpo tem a tendência de mudar ao longo dos anos, em decorrência do envelhecimento normal, gravidez e variações de peso, pode ocorrer acumulação de gordura na região lipoaspirada. Pergunte ao seu cirurgião qual a melhor forma de manter os resultados da lipoaspiração a longo prazo. Certamente ele terá todas as condições de orientar você na manutenção do seu contorno corporal e falar sobre condições que podem exigir a repetição do procedimento no futuro.

A Lipoaspiração pode ser realizada com outros procedimentos?

Em muitos casos, apenas a lipoaspiração não apresenta os resultados desejados pela paciente. O que determina a realização de outros procedimentos como a abdominoplastia, por exemplo, é a extensão dessa lipoaspiração. Por isso, combinar a lipoaspiração com outros procedimentos, como a abdominoplastia, é perfeitamente viável tecnicamente, pois a paciente realiza mais de um procedimento em uma única cirurgia.

Outro procedimento normalmente realizado com a lipoaspiração é a mamoplastia de aumento. Em ambos os casos ocorre a melhora do contorno corporal, deixando a paciente com curvas mais definidas e atraentes.

Como afirmei anteriormente, essas perguntas e respostas sobre lipoaspiração são o ponto de partida para ampliar a conversa e seu conhecimento sobre o procedimento. Para descobrir se a lipoaspiração é o procedimento ideal para você, qual a técnica apropriada para seu caso específico e se necessita combinar com outra cirurgia, agende sua consulta como Dr. Rubem Lang.

Quer agendar sua consulta com o Dr. Rubem Lang?

Acesse a página de agendamento online ou ligue para (51)3378.9958. Será um prazer receber você.

 

Crédito da Imagem: Designed by Creativeart / Freepik