Pessoas que sofreram significativo emagrecimento, ou pessoas com idade acima dos 45 anos, principalmente mulheres, podem observar alterações nos braços, especificamente na região do tríceps, também conhecido como músculo do “tchau”. Isso porque essa região tem tendência a acumular gordura, ficar flácida e perder musculatura ao longo do tempo ou depois de grandes emagrecimentos.
Nesses casos, se a parte inferior dos braços é flácida devido ao excesso de pele e de gordura, o lifting de braços é o procedimento que irá corrigir esse problema.
Qual é o(a) candidato(a) ideal para o Lifting de Braços
Entre os principais candidatos para o lifting de braços temos os adultos que apresentam flacidez significativa na pele do braço; sem limitação de idade, e que possuam peso próximo do ideal e relativamente estável.
Outras características importantes a serem observadas é que o paciente (1) deverá estar saudável, sem apresentar qualquer patologia, e (2) não fumar, pois poderiam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia.
Além disso é fundamental que os pacientes que possuam uma perspectiva positiva e expectativas realistas quanto ao procedimento e os resultados que ele irá fornecer.
A Técnica Cirúrgica
A técnica adequada será determinada durante a consulta médica. É nesse momento que o cirurgião plástico poderá avaliar suas expectativas, necessidade e desejos, além de avaliar os aspectos físicos, como a existência de gordura, flacidez e ausência de musculatura nos braços.
Em alguns casos específicos, onde há maior quantidade de gordura e pouca flacidez, o que ocorre geralmente em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração é utilizada para dar um melhor contorno ao braço, sem a necessidade de realizar incisões ao longo deste. Cabe destacar que essa técnica possui sua indicação muito precisa, uma vez que conta com a elasticidade e o poder de retração de pele de cada indivíduo. Pacientes com excesso de pele não têm indicação para a realização desta técnica, sendo necessária a retirada da pele excedente, o que irá ser definido durante a consulta com o cirurgião plástico.
A lipoaspiração também pode ser realizada em pacientes com excesso de gordura e flacidez acentuada, mas deverá ser associada ao procedimento de lifting de braços.
Um preocupação nesse procedimento diz respeito ao comprimento da incisão e também ao padrão da cirurgia de lifting de braços. Estes aspectos vão depender da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removido, bem como da avaliação que é realizada durante a consulta médica. As incisões são geralmente feitas no interior ou na parte atrás do braço, dependendo da preferência do cirurgião, podendo se estender, a partir da axila, um pouco acima do cotovelo.
Ressalta-se que as incisões poderão ser mais limitadas, dependendo do extensão da flacidez e do volume de gordura existente. Após a incisão, é realizada a retirada do excesso de pele, e depois o tecido subjacente de sustentação é firmado e remodelado com suturas internas. Por fim, a pele é suavizada ao longo do novo contorno do braço.
As incisões serão fechadas com suturas absorvíveis ou pontos que serão removidos dentro de 1-2 semanas após a cirurgia.
A Anestesia
Objetivando o confronto do paciente, são administrados medicamentos durante o procedimento cirúrgico. Entre as opções recomendáveis estão a sedação intravenosa e a anestesia geral. Contudo, seu cirurgião plástico irá recomendar a melhor opção para você.
Tempo de Internação
Normalmente a cirurgia de lifting de braços é é ambulatorial, no entanto, alguns pacientes podem ficar internados por um período de 1 dia.