A cirurgia plástica pós-obesidade melhora a forma da pele e dos tecidos que perderam elasticidade e não estão em harmonia com o novo tamanho do corpo depois de grandes emagrecimentos. Isso porque, após uma significativa perda de peso:
• Os braços ficam flácidos;
• As mamas podem achatar e os mamilos podem ficar apontados para baixo;
• O abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas;
• As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez.
Qual é o(a) candidato(a) ideal
Antes de decidir se submeter ao procedimento de cirurgia plástica pós-obesidade, a perda de peso deve estar estabilizada. Se o paciente continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer, e se o peso for rapidamente recuperado, a pele já enfraquecida será estressada, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele. Pacientes que fizeram cirurgia bariátrica devem ter liberação do seu cirurgião geral. De maneira geral, espera-se a perda de 40% do peso para que o procedimento possa ser realizado, com espera entre, no mínimo, de 12 a 18 meses de estabilidade do peso.
A Técnica Cirúrgica
Os procedimentos necessários para atingir seus objetivos serão definidos juntamente com o seu cirurgião através de um plano cirúrgico elaborado respeitando as individualidades e necessidades de cada paciente. Entre os principais procedimentos da cirurgia plástica pós-obesidade que são geralmente recomendados temos:
• Lifting da parte inferior do corpo: Corrige a flacidez do abdômen, nádegas, virilha e culotes,
• Elevação da mama: Corrige a flacidez e seios caídos,
• Lifting de braço: Corrige a flacidez dos braços,
• Lifting de coxa: Corrige a flacidez da coxa
A Anestesia
No caso da cirurgia pós-obesidade, as opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. O seu cirurgião irá recomendar a opção mais adequada para você.
Incisões
Todos os procedimentos na cirurgia plástica pós-obesidade exigem incisões para remover o excesso de pele. Em muitos casos, essas incisões podem ser extensas. O comprimento da incisão e o padrão dependerão da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removida. Técnicas avançadas geralmente permitem que as incisões sejam feitas em locais estratégicos, onde possam ser escondidas pela maioria dos tipos de vestuário, no entanto, nem sempre é possível.
Tempo de Internação
O período de internação para a abdominoplastia varia entre 2 a 4 dias.