O Aumento dos glúteos (gluteoplastia) tem sido objeto de grande procura na clínica, na internet e também nos meios de comunicação tradicionais. Isso porque, além de proporcionar um aumento do volume dos glúteos, possibilita modelar o bumbum, deixando a silhueta corporal mais harmonizada. Esse interesse decorre ainda, da evolução das técnicas utilizadas, que proporciona maior segurança para a paciente, uma recuperação eficiente e bons resultados.
E qual a técnica ideal entre prótese e lipoescultura?
Existem duas técnicas possíveis na cirurgia de aumento de glúteos ou gluteoplastia:
Lipoescultura
A lipoescultura em primeiro lugar retira gordura de outras partes do corpo da paciente através da lipoaspiração, e utiliza essa gordura aspirada como enxerto para aumentar ou preencher os glúteos (pode também ser utilizada em outras áreas do corpo).
Normalmente ocorre a retirada de gordura das laterais que se localizam na parte de cima dos glúteos, colaborando na melhora do contorno corporal da região e no remodelamento do bumbum que, após o enxerto da gordura evidencia ainda mais a projeção da área.
A vantagem dessa técnica consiste no fato de que não existe rejeição, alergia ou qualquer reação do corpo, uma vez que a gordura utilizada é do próprio corpo da paciente. Normalmente ocorre uma reabsorção dessa gordura enxertada, por volta de 40% do volume total, o que pode variar de paciente para paciente.
Prótese de Glúteos
O aumento de glúteos com utilização de próteses ocorre através de cirurgia. Nessa técnica a paciente está sujeita a maiores desconfortos e dores. A anestesia pode ser peridural ou geral, e o tempo de recuperação exigido é superior, com no mínimo 15 dias.
A prótese de glúteos apresenta melhores resultados no que se refere à projeção e ao aumento de volume. Caso seja necessária, a remoção da prótese é perfeitamente viável, contudo raras são as complicações. Merece destacar que injeções nos glúteos não poderão ser realizadas após a colocação de implante nos glúteos.
Diante das diferentes técnicas apresentadas, naqueles casos onde a paciente deseja um aumento de glúteos discreto e de pouco volume, e possuem gordura nos flancos (pneus) a lipoescultura pode ser o procedimento ideal, combinada ou não com a prótese de glúteos. No caso de mulheres que pretendem um aumento maior no volume, na projeção, com contornos mais evidenciados, a prótese de glúteos é a melhor indicação.
É importante destacar que a técnica ideal para aumento dos glúteos deve ser definida com seu cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.