A cirurgia de aumento de glúteos ou gluteoplastia, tem como objetivo modelar o bumbum e deixar a silhueta da paciente mais harmonizada. Pode ser realizada através da técnica de lipoenxertia glútea, do implante de prótese de silicone ou ainda através da bioplastia.
Qual a candidata ideal para cirurgia de aumento de glúteos ou gluteoplastia
A cirurgia de aumento de glúteos é indicada para pacientes a partir de 16 anos, com o corpo formado, para pacientes que tiveram grande perda de peso, para pessoas que sofreram com os efeitos do tempo e da gravidade nessa região do corpo e aquelas que apenas desejam melhorar a aparência do bumbum.
A Técnica Cirúrgica
Existem várias técnicas possíveis na cirurgia de aumento de glúteos ou gluteoplastia, na qual destaca-se a lipoescultura e a prótese de glúteos:
A lipoescultura, que primeiramente retira gordura de outras partes do corpo da paciente através da lipoaspiração, e utiliza essa gordura aspirada como enxerto para aumentar ou preencher outra área, comumente o glúteo.
A lipoaspiração, por retirar a gordura das laterais do corpo, logo acima do bumbum, já evidencia por si só a região glútea. Soma-se a isso o enxerto da gordura, tal projeção fica mais evidente.
Ressalta-se que por ser parte do próprio corpo, a gordura não gera nenhuma reação, rejeição ou alergia. Normalmente ocorre reabsorção em torno de 40% do volume enxertado, o que pode variar entre pacientes.
Ja a prótese de glúteos é colocada através de cirurgia, com anestesia peridural ou geral, e exige tempo de recuperação mínimo de 14 dias, além de possuir um maior desconforto em relação à dor. O resultado é mais eficaz quanto à projeção e aumento de consistência. Permite a retirada da prótese, caso necessário. As complicações são raras e os resultados naturais. A paciente não poderá mais tomar injeção no glúteo.
A Anestesia
A anestesia varia a cada procedimento. É peridural ou geral para a lipoescultura e para a colocação de prótese. No caso da bioplastia, a anestesia é local ou peridural com sedação.
Incisões
As incisões costumam ser posicionadas em locais de difícil visualização e costumam ter o comprimento de cerca de 0,4cm. Todos os cuidados são tomados para que essas incisões sejam posicionadas em locais menos visíveis, e tornem-se linhas discretas e praticamente imperceptíveis, com o passar do tempo.
Tempo de Internação
Para a lipoescultura e a prótese, a internação é de 12-24hs. O procedimento dura, em média, 90 minutos. Na bioplastia não há internação.