A abdominoplastia, também conhecida como dermolipectomia de abdômen e plástica de abdômen, é um procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e proporciona a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal. Em alguns, casos também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há a remoção de pele.
Qual é o(a) candidato(a) ideal para abdominoplastia
As causas mais comuns que levam à procura da abdominoplastia são:
– Gravidez,
– Envelhecimento,
– Oscilações significativas no peso,
– Hereditariedade,
– Cirurgia prévia.
Pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia. A abdominoplastia não pode ser considerada como um tratamento à obesidade ou uma alternativa para substituir uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
A Técnica Cirúrgica
A abdominoplastia é uma cirurgia que demora entre 2 a 4 horas, e sempre deve ser realizada em ambiente hospitalar. O cirurgião faz um corte em forma de semicírculo logo acima dos pelos pubianos até à linha do umbigo; retiro o excesso de gordura, de tecidos e de pele do abdômen; costura os músculos reto-abdominais para formar uma espécie de cinta abdominal interna; estica a pele do abdômen superior até à região pubiana e acaba por costurá-la. No final, efetua o correto posicionamento do umbigo.
A Anestesia
Normalmente, a cirurgia é feita com anestesia peridural (tipo de anestesia que é dada no espaço epidural, situado na região lombar da coluna vertebral, entre as vértebras, e afeta apenas uma parte do corpo, geralmente da cintura para baixo, mantendo a pessoa acordada).
Incisões
A abdominoplastia requer duas incisões: – Uma horizontal na região logo acima dos pelos pubianos que se estende até próximo dos quadris, levemente curvada para cima (como um sorriso). A extensão dessa incisão e a forma variam conforme a quantidade de pele a ser removida e será definida pelo seu cirurgião plástico.
– A segunda incisão é feita na vertical e termina ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas.
Tempo de Internação
O período de internação para a abdominoplastia varia entre 2 a 4 dias.