A Cirurgia de Prótese de Mamas via Axilar tem como principal benefício a inexistência de cicatriz nas mamas. Além disso, a ausência de contratura capsular, a recuperação e o retorno às atividades de rotina em tempo menor que o exigido pelas outras técnicas, são alguns dos benefícios existentes nessa cirurgia.
A Cirurgia de Mamoplastia de Aumento via Axilar
Certamente, sempre serão necessárias algumas ações e cuidados prévios antes da mamoplastia de aumento! Por isso, antes de falar sobre a cirurgia, é importante destacar alguns cuidados a serem tomados previamente à cirurgia.
Cuidados Pré-Operatórios
Entre essas recomendações, podemos citar:
Cumpridos esses e outros cuidados, está na hora de detalhar como será a cirurgia.
A Cirurgia de Mamoplastia de Aumento Via Axilar
A cirurgia de prótese de mama via axilar tem seu início com as marcações no corpo da paciente. Após, é realizada a anestesia, através da administração de medicamentos que ofereçam um maior conforto para a paciente durante a cirurgia de aumento de mama.
Entre as opções temos a sedação intravenosa e anestesia geral. Depois da anestesia, é realizada a incisão na axila para criação do túnel de inserção e posicionamento da prótese, que fica entre 4 a 5 cm de comprimento na parte natural da pele dobra da axila para esconder as cicatrizes.
Imediatamente, é criado o túnel através de uma fina abertura, objetivando a preservação vascular, nervosa e linfática da axila. Após a criação do túnel axilar, chega-se à margem lateral do músculo peitoral, quando as fibras são divididas obliquamente a partir da linha axilar anterior em direção à junção do terço médio e inferior do esterno.
A porção composta pelo músculo e glándula é elevada para criar um bolso objetivando a cobertura de 20 a 30% do polo superior do implante. A porção caudal do músculo não é elevada, sendo o bolso inferior criado em um plano subfascial.
Criado o bolso para colocação do implante é realizada a inserção da prótese de silicone pela axila. Após, com os implantes na posição, o Dr. Rubem Lang avalia a simetria da mama e sua projeção. Logo a seguir, as incisões são fechadas com suturas, colas ou adesivos para fechar a pele.
Não há utilização de drenos durante o período imediatamente após a cirurgia. Apenas o curativo exerce a compressão necessária na incisão.
Resultados da Cirurgia
Os resultados da cirurgia de prótese de mama via axilar aliada a técnica da divisão muscular são muito positivos. Essa técnica já foi utilizada em centenas de pacientes, e a cirurgia se desenvolve em, no máximo, 50 minutos.
Como já destacado, entre os principais benefícios se destaca a absoluta ausência de contratura capsular, a recuperação e o retorno às atividades de rotina em tempo menor que o exigido pelas outras técnicas.
Além disso, a característica mais significativa e positiva da técnica via axilar consiste no fato de que inexiste qualquer cicatriz nas mamas!
Resultados Estéticos da Cirurgia de Prótese de Mamas via Axilar
A mamoplastia de aumento aumenta o tamanho e projeção dos seios da paciente, melhorando ainda o equilíbrio de seu corpo.
Seu resultado estético pode ser observado com evidência logo após a cirugia. Contudo, após os primeiros 30 dias, com a redução do edema (inchaço) e a evolução do processo de cicatrização o resultado pode ser melhor avaliado. O efetivo resultado da Mamoplastia de Aumento pode ser observado a partir do 6º mês após a realização da cirurgia.
Cabe ressaltar que além da questão estética, a mamoplastia de aumento melhora a auto-estima das pacientes, valorizando significativamente os aspectos relacionados à sua feminilidade.