Uma das grandes preocupações das pacientes no pós-operatório de uma cirurgia plástica, diz respeito às marcas roxas e cicatrizes recentes que elas devem conviver por um determinado período.
Considerando-se que algumas manchas roxas são inevitáveis em cirurgias plásticas e que as cicatrizes ficam mais evidentes logo após o procedimento, a busca por soluções que ao menos minimizem esses problemas temporários é incessante.
Uma das alternativas encontradas, que inclusive tenho indicado para pacientes, e que vem apresentando ótimos resultados é o uso de produtos denominados de “maquiagem corretiva”. São indicados para utilização, após as cirurgias faciais, ou até mesmo corporais, para disfarçar equimoses e hematomas, o que facilita ainda no retorno da paciente à sua rotina de trabalho, sem constrangimentos excessivos com relação a sua aparência.
O termo maquiagem corretiva normalmente remete a uma linha normal de produtos usada para realçar características agradáveis e disfarçar as desagradáveis. No caso de pacientes que realizam algum procedimento cirúrgico, a maquiagem corretiva é indicada para quem precisa ou quer voltar logo ao trabalho, já que é oferecida em cores que se misturam com diferentes tons de pele e escondem equimoses e hematomas característicos do período pós-operatório, além de realçar os traços.
As imagens comprovam a eficácia desse tipo de “maquiagem corretiva”. O produto utilizado é da marca de dermocosméticos BMore e é oferecido em seis cores diferentes que podem ser misturadas para ser utilizado em todos os tipos de pele.
Dermocosméticos, também conhecidos como cosmecêuticos, fazem parte de uma categoria de produtos que se encaixa entre os produtos cosméticos e os medicamentos farmacêuticos. São cosméticos que possuem indicações específicas e que tiveram sua eficácia comprovada por pesquisas científicas, por isso não precisam de receita médica. Assim são diferentes dos cosméticos comuns.
Os cosmecêuticos têm princípios ativos com maior capacidade de penetração na pele, não agem apenas na camada mais superior, por isso, não apenas cobrem uma mancha ou hidratam a pele, mas atuam no tratamento profundo de manchas, rugas e cicatrizes.
Por serem altamente funcionais, normalmente os dermocosméticos não possuem corantes, fragrâncias, conservantes e outras substâncias características de cosméticos que podem causar irritações e reações alérgicas.
Portanto, o uso de maquiagem corretiva é uma alternativa plenamente viável para disfarçar roxos e cicatrizes no pós-operatório de cirurgias plásticas, pois possibilitam o retorno às atividades sociais e profissionais sem o constrangimento de exibir essas marcas que normalmente atraem a atenção das pessoas.
Imagens: Site da Bmore.