O desejo de possuir seios maiores e mais sensuais, readquirir o volume mamário perdido com a amamentação, ou ainda corrigir eventuais diferenças existentes nos seios são os principais motivadores das mulheres para realização da mamoplastia de aumento.
E os cuidados para alcançar o resultado ideal, que depende de muitos fatores, deve iniciar antes mesmo da primeira consulta com seu cirurgião plástico de confiança, e terminar somente após a liberação completa por seu médico. Por isso, é importante sua atenção às orientações abaixo sobre cuidados pré e pós-operatórios da mamoplastia de aumento.
Cuidados Pré-operatórios da Mamoplastia de Aumento
O primeiro passo na mamoplastia de aumento é uma consulta, onde o médico irá ouvir as metas e expectativas da paciente, e explicar como ele pode melhor atender a essas expectativas.
Como a procura é por aumento, a paciente terá a oportunidade de experimentar diferentes tamanhos de implantes de silicone para definirem em conjunto a aparência desejada, considerando as possibilidades reais.
Para obter os melhores resultados possíveis na mamoplastia de aumento, é importante saber se a paciente fuma, que medicamentos atualmente toma, e se tem quaisquer condições de saúde pré-existentes, como asma ou alergia a alguma medicação. A sinceridade é fundamental nesse momento, inclusive quanto ao eventual uso de drogas, lícitas ou ilícitas, pois dessa forma seu cirurgião plástico pode agir preventivamente, não só para alcançar o sucesso desejado, mas principalmente para poder planejar e executar seu trabalho com toda a segurança que a paciente merece.
O Pós-operatório da Mamoplastia de Aumento
Após o procedimento de mamoplastia de aumento a paciente ficará na sala de recuperação onde permanecerá em observação por aproximadamente uma hora para se recuperar da anestesia. Nesse período a paciente recebe toda a atenção necessária, sendo monitorizada permanentemente, podendo inclusive receber oxigênio por um cateter próximo ao nariz.
Como a paciente ainda estará sonolenta em decorrência do efeito residual dos anestésicos, deverá necessariamente permanecer deitada.
Após o efeito da anestesia cessar, a paciente é encaminhada para o quarto onde continuará internada até a alta e observando os seguintes cuidados:
Permanecer em posição deitada de barriga para cima e com a cabeceira da cama sempre elevada, para evitar dor e possível rompimento de pontos.
Os braços deverão ficar para baixo e com os cotovelos junto ao tórax, sendo proibido qualquer esforço com eles, como levantar qualquer objeto ou apoiar o peso do corpo sobre eles.
Não tente levantar o leito sozinha! Se precisar levantar sua cama, solicite apoio da enfermaria ou acompanhante.
Após algumas horas a paciente poderá ser liberada para se recuperar em casa.