Mamoplastia Redutora: Como é a Cirurgia

Posted on

A mamoplastia redutora é uma cirurgia para redução das mamas quando estas estão desarmonizadas com as características anatômicas do tórax. Ela contempla, além do tratamento reconstrutivo da mama, a preocupação estética com seios muito grandes, que podem gerar incômodo estético entre as mulheres.

Qual é o(a) candidato(a) ideal para mamoplastia redutora

O ideal é que o desenvolvimento da mama esteja completo – o que acontece por volta dos 17 anos – para a realização da cirurgia. Do contrário, pode ser necessário que a paciente tenha que se submeter a uma segunda cirurgia de mamoplastia redutora quando os seios estiverem maduros. A exceção acontece caso haja prejuízo funcional, como dor nas costas ou desvio da postura, ou desenvolvimento acelerado da mama.

A Técnica Cirúrgica

Existe uma série de técnicas descritas na medicina para a redução da mama, mas, de uma maneira geral, é feita a retirada de tecido mamário, gorduroso e pele de uma determinada região da mama e, em seguida, o remodelamento na forma natural da mama. A extensão e o formato da cicatriz variam de acordo com cada caso. Quanto menor a mama, menor será a cicatriz. Elas variam de uma discreta cicatriz na volta das auréolas até uma maior, em formato de T invertido – que se inicia ao redor da aréola e se complementa com uma linha vertical e outra horizontal logo abaixo dos seios.

A Anestesia

A anestesia recomendada pode ser a peridural com sedação ou a geral. Incisões O cirurgião sempre irá tentar fazer a menor cicatriz possível, mas o tamanho das cicatrizes é diretamente proporcional à quantidade de pele e de tecido mamário que precisa ser removido, sendo assim necessitamos deixar uma cicatriz circular ao redor da auréola e também uma cicatriz vertical de quatro ou seis centímetros, se a quantidade de pele excedente for muito grande ainda temos de adicionar uma cicatriz horizontal que pode variar de 4 a 15 centímetros.

Tempo de Internação

A paciente vai para o quarto logo após a cirurgia e a recuperação pós-anestésica e permanece hospitalizada por um período de 12 a 24 horas. O tempo médio de duração da cirurgia é de quatro horas, podendo ser alterado de acordo com a complexidade de cada caso.

Conheça qual a finalidade da Mamoplastia Redutora.

Saiba mais sobre os cuidados antes e depois da Mamoplastia Redutora.

Saiba o que fazer na recuperação da Mamoplastia Redutora.

Quer agendar sua consulta com o Dr. Rubem Lang?

Acesse a página de agendamento online ou ligue para (51) 3378.9958. Será um prazer receber você.

Tags: cirurgia de mamas, cirurgia plastica, Dr Rubem Lang Stumpfle, mamoplastia redutora, redução das mamas, reducao de mamas, rubem lang, rubem lang cirurgião plastico