duvidas mamoplastia redutora porto alegre

Mamoplastia Redutora: Principais Perguntas e Respostas

Posted on

Enquanto muitas mulheres têm o desejo de aumentar os seios, outras querem diminuí-los. Para estas pacientes é recomendada a Mamoplastia Redutora, a cirurgia de redução de mamas.

Seios muito grandes podem ser prejudiciais à saúde da paciente. Eles causam dores nas costas, pescoço e ombros devido ao peso das mamas, além de tornar desconfortável o uso de sutiãs e atrair atenção indesejada, o que pode resultar em danos psicológicos e baixa auto-estima.

Considerando que a cirurgia indicada para correção desse problema é Mamoplastia Redutora, a seguir apresento algumas das principais perguntas e respostas relacionadas ao procedimento de Mamoplastia Redutora que recebe na minha clínica em Porto Alegre.

1) Para quais pacientes é indicada a Mamoplastia Redutora?

  • Pacientes com seios grandes demais que causam dores ou incômodo;
  • Pacientes que apresentam sulcos nos ombros onde fica a alça do sutiã, causadas pelo peso dos seios;
  • Pacientes que recebem atenção indesejada devido ao tamanho das mamas;
  • Pacientes que desejam seios menores por razões estéticas.

Dúvidas Básicas sobre os cuidados pré-operatórios para a Mamoplastia Redutora

2) Quantas horas preciso ficar em jejum antes da cirurgia?

Você precisa ficar em Jejum de, no mínimo, 8 horas antes da cirurgia;

3) Se estiver gripada ou com alguma indisposição antes da cirurgia ainda posso fazer o procedimento?

Sempre que você estiver com algum sintoma da gripe ou apresentar alguma indisposição que está fora da rotina, você deve comunicar imediatamente seu cirurgião, para que ele possa avaliar a viabilidade de realização do procedimento, ou a suspensão do mesmo para outra data.

4) Antes do jejum, posso comer, beber ou consumir qualquer coisa?

Não! Você deve evitar o consumo de comidas pesadas, drogas e bebidas alcoólicas na véspera do procedimento.

Questões sobre a Cirurgia de Mama Redutora

5) Como é a cirurgia de Mama Redutora?

Normalmente, após a marcação e a anestesia, é realizada a retirada de tecido mamário gorduroso e da pele excedentes de uma determinada região da mama. Em seguida, se realiza o remodelamento  da mama para forma desejada e logo após, a sutura das incisões.

6) Qual a anestesia que é utilizada neste procedimento?

A anestesia recomendada pode ser a peridural com sedação ou a geral, dependendo sempre do caso particular de cada paciente.

7) A cirurgia deixa cicatrizes na mama?

Como todo procedimento cirúrgico, até mesmo aqueles que são minimamente invasivos, a mamoplastia redutora deixa cicatrizes. Em nossa rotina de cirurgião plástico, buscamos sempre deixá-la da forma mais discreta e o mais escondida possível, o que nem sempre é viável.

Ocorre que, para aquelas pessoas que se submetem a esse procedimento cirúrgico, conviver com a cicatriz e com uma mama compatível com seu corpo, é um problema bem menor quando comparado a viver com uma mama grande e pesada, causadora de transtornos físicos e psicológicos.

8) Como são as cicatrizes na mamoplastia redutora?

São inúmeras as técnicas a serem utilizadas, sempre dependendo da consulta médica inicial para indicação da técnica correta, e a consequente cicatriz resultante. A técnica mais utilizada é técnica conhecida da cicatriz em “T” invertido, partindo do mamilo em direção ao sulco da mama.

9) Quanto tempo dura o procedimento?

A mamoplastia redutora dura em torno de 3 horas.

10) Qual é o tempo de internação?

De 12 a 24 horas

Dúvidas sobre o pós-operatório da Mamoplastia Redutora

11) Como é a recuperação após o procedimento?

O tempo de recuperação varia de acordo com a paciente. A internação após o procedimento pode durar 12 a 24 horas. Os pontos são absorvíveis e não necessitam remoção. O banho completo está liberado 24 horas após a operação.

Serão colocados curativos sobre as mamas que serão adaptados de acordo com o formato dos seios da paciente; estes curativos serão retirados após 24 horas. Além disso, será também utilizada uma microporagem para a cicatriz que será removida após alguns dias.

12) Por quanto tempo terei que usar o sutiã especial?

A paciente deverá usar durante 30 dias o sutiã especial, pois ajudará a modelar e sustentar os seios após o procedimento. Drenos não são usados normalmente, a não ser em caso de reduções importantes para evitar hematomas e seromas.

13) Quais são os cuidados básicos que devo tomar na recuperação?

Para tornar a recuperação mais rápida e menos dolorosa, siga as recomendações:

  • Evite fazer esforço ou atividades físicas durante pelo menos 15 dias;
  • Durante 30 dias é necessário evitar movimentos bruscos com os braços ou erguê-los acima da linha dos ombros, pegar peso, e dormir de lado ou de bruços;
  • Use o sutiã cirúrgico por 30 dias;
  • Evitar tomar sol, e consulte seu médico antes de retomar suas atividades normais, como academia;

Seu cirurgião deverá detalhar todas os cuidados para que sua recuperação ocorra da melhor forma e os resultados sejam alcançados da maneira desejada.

14) Quando posso retomar minha rotina?

O retorno às atividades de trabalho ou estudo, atividade sexual e a dirigir com cuidado pode ocorrer por volta de 20 dias depois da cirurgia de mamoplastia redutora. Exercícios extremos, principalmente com os membros superiores, ainda devem ser evitados neste período.

Atividades leves como caminhada e bicicleta ergométrica, que não exigem ampla movimentação dos braços, podem ser retomados antes (20 dias após a cirurgia).

Já o retorno total às atividades físicas deve ser feito de quatro a seis meses após a cirurgia.
A partir de quando posso ver o resultado final do procedimento?

O resultado final se dará entre o 3º até o 18º mês, compreendendo, a forma e estrutura da mama e mais demorado o amadurecimento da cicatriz.

15) Onde o Dr. Rubem Lang realiza a Mamoplastia Redutora em Porto Alegre?

O Dr. Rubem Lang realiza a Mamoplastia Redutora em ambiente hospitalar, como toda infraestrutura para proporcionar o máximo conforto e principalmente, toda segurança necessária para a paciente.

Quer saber mais sobre mamoplastia redutora em Porto Alegre com o Dr. Rubem Lang?

Acesse a página de agendamento online ou ligue para (51)3378.9958. Será um prazer receber você.

Tags: cirurgia plastica, cirurgião plástico, cirurgiao plastico porto alegre, diminuir as mamas, Dr. Rubem Lang, mamoplastia redutora, porto alegre, reducao de mamas, rubem lang, rubem lang cirurgião plastico

ATENÇÃO

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO!

Mudamos para a rua Gomes Jardim, 201, Conj. 612, 6º Andar, Bairro Santana - Torre Norte - Porto Alegre. Maiores informações, favor contatar pelos Fones:

(51) 3519 7887 | (51) 99733.0552.

View Details